Skip to content

Shaquille O’Neal: O Grandão chegou aos 40 …

7 de março de 2012

Ontem, 6 de março de 2012, um dos maiores e melhores pivôs da historia da NBA, Shaquille O’Neal, completou 40 anos. Falastrão e vencedor, venceu 4 títulos da NBA, sendo 3 vezes MVP das finais e em 2000 foi eleito o MVP da temporada regular.

Shaquille O’Neal: O pivô que apavorava os adversários …

O’Neal foi a primeira escolha no Draft de 1992, vindo da universidade de Louisiana (LSU) e escolhido pelo Orlando Magic. Na sua temporada de estréia deixou todos na terra da Dinsleylândia de boca aberta, com direito a 2 quebras de tabela, ótimas atuações e o prêmio de calouro do ano . Nas temporadas seguintes, ele ainda faria grandes atuações, porém o título não viria, então Shaq decidiu se transferir depois da temporada 95-96 para os Los Angeles Lakers.

Shaq na chegada a Orlando: começo magico … 

O pivô chegou em Los Angeles com um contrato de 7 anos e com a responsabilidade de vencer um título para a franquia, fato que não ocorria desde 1988, ainda na era Magic Johnson. O começo não foi tão animador, pois os Lakers não conseguiam se quer chegar as finas da NBA, até que um nome chegou para mudar o rumo da historia: o técnico Phill Jackskon, que havia trabalhado 11 anos no Chicago Bulls junto com Michael Jordan e conquistado 6 títulos. Nas primeiras 3 temporadas com o novo técnico, 3 títulos, sendo que nas 3 temporadas, O’Neal foi o líder do time e fez uma dupla de sucesso com o ala Kobe Bryant. Porém nas duas temporadas seguintes, o grandalhão se desentendeu com o ainda jovem Kobe Bryant e com a diretoria da franquia, que não queria renovar seu contrato pelo valor que ele pedia e a situação ficou: Ou Shaq ou Kobe. A cúpula dos Lakers não teve duvida e decidiu ficar com o jovem e talentoso Kobe e negociou O’Neal com o Miami Heat.


Shaquille O’Neal e Kobe Bryant: titulos e separação dolorosa …

No Miami Heat, o pivô praticamente não consegue atuar na primeira temporada, mas na segunda, fazendo dupla com Dwayne Wade, eles levam o time ao título da NBA, o primeiro na historia da franquia, o 4º do pivô. Porém mais lesões vieram, e no meio da temporada 2007-08, o grandalhão de 2,16 metros é mais uma vez negociado, dessa vez com o Phoenix Suns. Chegando lá, encontrou mais dois astros, Stevie Nash e A’mare Stoudmiere, porém eles não conseguiram bons resultados, e no final do seu segundo ano em Phoenix, Shaq trocou Arizona por Ohio, para jogar no Cleveland Cavaliers. Os Cavaliers vinham de uma temporada quase perfeita, pois conseguiram a melhor campanha da temporada regular, porém nos playoffs eles caíram diante do Orlando Magic, e eles tinham também LeBron James, um dos maiores jogadores de basquete em atividade no planeta. Porém a dupla não deu certo, e depois de perderem mais uma vez nos playoffs, dessa vez para o Boston Celtics, O’Neal, já em declínio, foi para o Boston Celtics, para tentar a ultima cartada. Nada feito. A idade e as lesões pesaram, e no dia 3 junho de 2011, Shaquille O’Neal confirmou oficialmente sua aposentadoria.

Wade e Shaq: Ultimo grande dupla do pivô e ultimo titulo. Depois, declínio, contusões e idade levaram a aposentadoria …

Essa é a historia profissional de um dos maiores atletas do basquete, o 7º maior cestinha da historia da NBA com 28.596 pontos, com uma curiosidade, Shaq marcou apenas 1 cesta de 3 pontos em toda sua carreira. Era único não só na quadra, pela sua intensidade capaz de quebrar tabelas, ou pelos tocos e enterradas sensacionais, mas também por fazer do basquete, um show, com suas danças, seus gestos, e até suas entrevistas pós-jogos, que eram um show também. Por tudo isso, parabéns e muito obrigado por tudo Shaquille O’Neal.

Por Guilherme Lucio.

Anúncios

From → Esporte

One Comment
  1. Vinícius Kepe permalink

    Parabéns, Kaazan !

    Eu associo o O’Neil mais a esse filme do que o próprio basquete.
    Também não podemos esquecer que ele foi o primeiro “Homem de Aço”.
    E não o playboy Tony Stark.

    Parabéns pela iniciativa do blog galera. Logo mais farei minha contribuição.

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: