Skip to content

Por que as mulheres merecem ter um dia para elas?

8 de março de 2012

Hoje em quase todo o mundo é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Digo em quase todo porque nunca se sabe o que se passa na cabeça do povo lá do oriente médio, mas isso é um detalhe apenas.

Sabemos que essa data marca um fato triste – O incêndio em uma fábrica que matou aproximadamente 130 tecelãs que estavam em greve por condições mais justa de trabalho – e creio que é válido lembrar para não esquecer e não esquecendo evitar repetir, mas ainda assim me pergunto por que elas têm que ter um dia especial ao longo do ano.

Vários homens já morreram em lutas por justiça em outros eventos históricos (Gandhi, Luther King e por ai vai) e nem por isso os homens tem o Dia Internacional dos Homens. Até brinca-se com a ideia de que temos 364 dias no ano enquanto as mulheres apenas um.

As mulheres ao longo da história conseguiram ter direitos iguais aos dos homens e verdade seja dita, nos superaram em vários aspectos, então agora que estamos nos tornando o sexo frágil não deveríamos ter um dia para recordarmos de quando fomos os dominantes na sociedade?

Mas realmente importa ser o sexo frágil ou forte? Dominante ou dominado? Penso que o mal do mundo é ter muitos “ismos”; feminismo, machismo, capitalismo, socialismo, racismo e por ai vai, quando o importante é o respeito à pessoa pelo que ela é: uma pessoa.

E se déssemos atenção a esse detalhe, acho que passaríamos a ver as mulheres pelo que elas são. Pessoas como todas as outras, mas que conseguiram lutar contra um pensamento retrógrado que as via como seres inferiores e vale mencionar que não só lutaram como venceram e superaram essa ideia sem fundamento e injusta.

É por conta dessas vitórias que vem se fazendo diariamente que eu acho extremamente injusto lembrar-se delas apenas um dia no ano. Mulheres são seres humanos fantásticos, donas de uma força de vontade, coragem e determinação que nós homens apenas podemos imaginar como é e não merecem ser celebradas apenas um dia do ano. Isso é muito pouco por tudo o que nós homens fizemos com elas e em consideração as conquistas que vem sendo feitas. Mulheres devem ser celebradas todos os dias porque elas merecem e para mostrar que nós homens aprendemos a respeitá-las.

É claro que existem mulheres e homens que parecem seguir no sentido contrário da evolução das ideias e da sociedade, mas para nossa sorte creio que seja a minoria, mas nada é perfeito e ainda bem que não é, pois se fosse com certeza nos acomodaríamos e desistiríamos de tentar melhorar.

Então mulheres, não esperem rosas, bombons, homenagens no dia de hoje.

Esperem todos os dias por esse reconhecimento, mas não se esqueçam de que reconhecimento é consequência de merecimento.

E só para respeitar a tradição: Feliz dia das mulheres.

                                 Matheus José Maria

Anúncios

From → Diversidades

6 Comentários
  1. Danny permalink

    Own… Muito bom! Adorei mesmo! 🙂

  2. Marcelo COFFANI permalink

    Só uma dúvida: quando alguém escreve algo, não deve colocar seu nome como autor? Tipo: créditos e coisa e tal? Só pra saber qual o indivíduo que podemos criticar? (rs).

    Abraços.

  3. Curti muito o texto! Só o comecinho que fala do “povo do oriente médio” que eu não achei legal, porque soou preconceituoso e na nossa futura profissão temos que tomar cuidado para não expor demais nossas opiniões nos textos, principalmente se tratando de assuntos culturais.

    Matheus, amei o final quando você falou do merecimento. Isso é super bacana e um ótimo incentivo, quero muito fazer parte do grupo de mulheres que merecem ser reconhecidas por serem boas naquilo que fazem.

    Parabéns, nosso blog está caminhando bem!

  4. Carol Pascally permalink

    Muito bom o texto !
    Assim como a Carol eu também adorei o final.
    A mulher tem a melhor forma de conquistar seus objetivos, ela tem GARRA!

    Parabéns a todas mulheres !

    Ah super parabéns também pro nosso blog, ta lindo !

  5. Mayara permalink

    Ameeei ameeei ameeeei !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: